Joinville         -          Sexta-feira, 26 de Outubro de 2001         -          Santa Catarina - Brasil
 
 

ANotícia  

A  
L  
Ç  
A  

D  
E  

M  
I  
R  
A  













Antonio Neves
alcamira@zaz.com.br

ASSALTOS À LUZ
DO DIA EM JOINVILLE

Ultimamente, vários assaltos têm sido cometido em Joinville contra bancos, postos de gasolina e supermercado. Além desta cidade, os assaltantes de bancos estão agora agindo na região. Detalhe: em plena luz do dia. Muito embora o novo delegado regional tenha assumido, Mauricio Eskudelack, oficialmente em substituição à delegada Marilisa Boehm, que está em férias, o crime continuou a sua escalada. Ontem, dois bancos foram assaltados. Em Joinville, foi o posto do Banco Real, junto ao prédio da Unimed, que recebeu a indigesta visita de uma das quadrilhas que vêm praticando esse tipo de assalto no município. Em São Francisco do Sul, foi o Besc, o rei dos bancos assaltados em Santa Catarina, que teve prejuízo com a ação dos assaltantes. A Polícia Militar e a Civil foram mobilizadas, cercos aconteceram nas imediações da saída de São Francisco do Sul. O fato é que os assaltos agora, nas mais diversas modalidades, acontecem em plena luz do dia, enquanto um maior reforço de policiais não vem.

Amin anuncia contratação

O governador Esperidião Amin (PPB) anunciou a contratação de profissionais para atuarem em três unidades hospitalares de Santa Catarina: Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e Maternidade Darcy Vargas, ambos localizados no município de Joinville, e Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis. "São as três primeiras providências relacionadas à admissão de pessoal na área da saúde". O anúncio foi feito na abertura da 2º Semana do Servidor Público Estadual, em Joinville. "O saneamento financeiro do Estado nos permite avançar na melhoria da infra-estrutura de atendimento", enfatizou Amin, lembrando que já foram anunciados concursos públicos nas áreas da educação e segurança pública, além do aproveitamento dos primeiros especialistas aprovados no concurso do magistério de 1998. Ao todo, serão contratados 149 profissionais. Serão 71 vagas para o Hospital Hans Dieter Schmidt, para ativação do centro cirúrgico, 48 profissionais para atuarem na Maternidade Darcy Vargas, cuja unidade vai contar com quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e outros quatro leitos para a unidade de cuidados de internação neonatal. Já o Hospital Infantil Joana de Gusmão vai contar com 30 novas vagas para ativação de três centros cirúrgicos.

Visitantes 1

A comitiva de parlamentares catarinenses que se encontra na Espanha, utilizou os primeiros dias da viagem para conhecer o plano hidráulico do país, que consiste no estabelecimento de uma ordenação do uso das águas em seu âmbito territorial, num prazo de até 20 anos, com revisões periódicas. O grupo de deputados Adelor Vieira, Francisco de Assis Nunes, Ideli Salvatti e Afrânio Boppré, chegou em Madri no dia 20 de outubro, quando iniciaram as visitas técnicas previstas no roteiro. De acordo com informações repassadas pelos deputados às suas assessorias em Santa Catarina, através do plano de tratamento da água na Espanha, são definidas as linhas mestras para o uso e aproveitamento dos recursos hídricos, onde constam as orientações, diretrizes e prioridades para se obter uma gestão global e equilibrada. Madri, com seus 6 milhões de habitantes, é abastecida por três sistemas distintos: águas superficiais dos rios que cortam a cidade, poços artesianos e um reservatório com potencial equivalente a 5 milhões de metros cúbicos, distante 95 quilômetros da capital espanhola. "O sistema é público e é cobrada apenas uma taxa correspondente a oitenta centavos de dólar por metro cúbico", informam os deputados.

Visitantes 2

No segundo dia de visitas a Madri, a comitiva de parlamentares esteve no Centro de Estudos e Experimentações de Obras Públicas (Cedex), que tem destacada importância técnica e científica para a Espanha e também no panorama internacional, com trabalho para diversas instituições públicas e privadas. Este órgão é ligado ao Ministério de Fomento e de Meio Ambiente da Espanha e desenvolve pesquisas aplicadas (portos, costas, hidráulica de águas continentais, estradas, estruturas materiais, geotécnicas e meio ambiente). Nesse centro de pesquisa, a delegação
catarinense constatou o avanço do plano hidráulico espanhol, no que diz respeito à qualidade da água e a engenharia de contenção de encostas, represas e poços artesianos. As atividades em Madri encerraram com visitas ao Centro de Tecnologia e Irrigação, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação.

A FRASE

"Saneamento financeiro do Estado permite agora o investimento na contratação de pessoal para a Saúde."
ESPERIDIAO AMIN
, governador do Estado, ao anunciar, em Joinville, a contratação de servidores para o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e Maternidade Darcy Vargas

Jovens

Projeto para criar espaços para integração do jovem em Joinville está em discussão na Câmara de Vereadores. Uma das maiores reclamações dos jovens de Joinville é a falta de programas e projetos culturais, de esporte e lazer para esta faixa etária, cada vez mais exigente. Não há espaços públicos para encontros e atividades de convivência dos jovens, principalmente aos finais de semana. Os que podem (uma minoria) buscam diversão em promoções privadas e pagas. Diante dessa carência, desde 1999, o líder da bancada do PT, vereador Dentinho, propõe, através do projeto de lei 320/99, a criação da Semana Municipal da Juventude, que foi aprovado pelos vereadores. Dentinho entende que isto só não basta para resolver a situação, mas acredita que, com a movimentação das escolas da rede pública e privada, e com ações integradas da Secretaria de Educação, das fundações Municipal de Esportes e de Cultura e da própria iniciativa privada, um passo importante será dado para o envolvimento do jovem nas questões da cidade e na sua própria valorização.

Manchetes AN
Das últimas edições de Alça de Mira
25/10 - CANDIDATOS NÃO FALTARÃO
24/10 - DELEGADO PAGOU MULTA
23/10 - LHS PAGA SERVIDORES ADIANTADO
22/10 - Estado quer sete mil novos professores
21/10 - PMDB ESCOLHE DIRIGENTES
19/10 - LIGAÇÕES CLANDESTINAS EM JOINVILLE
18/10 - MORADIAS EM JOINVILLE GERA DISCUSSÃO

 
Copyright © 2000 A Notícia - Fone: 055-0xx47 431 9000 - Fax: 055-0xx47 431 9100 - Rua Caçador, 112 - CEP 89203-610 - C. Postal: 2 - 89201-972 - Joinville - SC - BRASIL - EXPEDIENTE
 
Por: Torque Comunicação e Internet