Joinville         -          Terça-feira, 13 de Agosto de 2002         -          Santa Catarina - Brasil
 
 

ANotícia  

R  
A  
U  
L  

S  
A  
R  
T  
O  
R  
I  










Raul Sartori
sartori@matrix.com.br

Frase de efeito

Dentre sugestões de todo o Brasil, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nelson Jobim, escolheu a frase "Vota Brasil - A Democracia Passa por Aqui", do coordenador de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), Norberto Ungaretti Júnior, que ficará em destaque em todas as cabines de votação, em todo o Brasil, nas eleições deste ano, no primeiro e segundo turnos. Jobim também adotou um novo modelo de cabine sugerido pelo TRE/SC. O anterior tinha 30 centímetros de altura, dando uma privacidade apenas relativa ao eleitor. O sugerido e aprovado tem 80 centímetros de altura.

Eleitor novo
Uma prova da contínua e cada vez mais numerosa e crescente invasão de forasteiros, de todas as origens e procedências, que têm escolhido Florianópolis para morar nos últimos anos: só 47% dos seus atuais 256 mil eleitores nasceram no município. Há 20 anos, os manezinhos passavam dos 60% do eleitorado. E Balneário Camboriú, que apresentou o maior crescimento de eleitores de um pleito para outro ­ tinha 47.818 mil em 2000 e 55.200 agora, detém outra particularidade: só 9% deles têm o orgulho de dizer que nasceram na "Copacabana do Sul".

Formas
A manezinha Janaína Santos, vencedora do reality show "Amor a Bordo", de Luciano Huck, na Rede Globo, fatura por conta. Já posou para Luís Tripolli e vai se mostrar como veio ao mundo na "Playboy" de setembro. Agradou tanto que vai ganhar capa e um bom cachê. Como tudo desde então vem dando certo, foi sondada para entrar no elenco da novela "Esperança".

Freud explica
Cerca de 100 metros antes do posto da Polícia Rodoviária Federal em Biguaçu, na BR-101, nas proximidades de uma aldeia indígena, foi instalada uma placa alertando que a velocidade máxima, ali, é de 40 quilômetros. Uns 50 metros depois do posto, uma outra indica 90 quilômetros! E mais cem metros adiante, uma com 80 quilômetros! Evidentemente que ninguém obedece. E fica imaginando quem foi o incompetente que autorizou aquilo.

Sem vestibular
Onze instituições de ensino superior do Estado, entre fundações e universidades privadas, disponibilizaram, dispensando da exigência de vestibular, 2.474 vagas no primeiro e segundo semestres de 2003 para os estudantes melhor classificados no Sistema de Avaliação do Ensino Médio (Saem). A avaliação será feita pelas próprias instituições, dia 24 de novembro, em 30 cidades do Estado. As inscrições começaram ontem e vão até dia 30 nas agências do Besc ou pela Internet no endereço www.acafe.org.br/saem

Foi-se
Um assunto recorrente entre empresários de todo o Vale do Itajaí é a debandada para o Paraná de pelo menos dez empresas que atuavam na região produzindo fécula de mandioca e amidos modificados, que rendiam milhões de dólares em exportações. Uma das lembranças mais vívidas, merecedoras de um exame de consciência no governo estadual, é de que dos anos 70 a 90 seus técnicos, da extinta Acaresc, estimularam a substituição da cultura de mandioca pela de fumo.

Sumiço
O normalmente calmo e discreto cotidiano da Procuradoria-geral do Estado (PGE) sofre um abalo momentâneo por conta de portaria do corregedor-geral, João dos Passos Martins Neto, que designou o colega procurador Flávio Rogério de Freitas para apurar denúncia de desaparecimento de peças num importante processo judicial, dentro da PGE.

Procura-se
Normalmente Amin não se abala ­ quando não debocha ­ com críticas da oposição a seu governo. Mas a lupa que o PMDB está praticamente adotando como símbolo de campanha, para "procurar" as obras que ele fez, vem tirando-o do sério. O fato de responder revela que sentiu o efeito do lance.

Estetoscópio
A briga, agora permanente, das entidades médicas catarinenses contra a criação de novos cursos de medicina em Santa Catarina, deve ter novos desdobramentos. A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), de Lages, noticiou ontem o início de implantação daquele curso, que deverá funcionar a partir de 2003.

Bel-canto
Amanhã, às 10 horas, no auditório da TIM Celular Sul, a Pró-Música de Florianópolis e a companhia americana Euopera Group anunciam o lançamento da ópera "Madama Butterfly", de Puccini, que será encenada no Teatro Ademir Rosa, de 18 a 21 de setembro, dentro do Festival Nacional de Canto Aldo Baldin. As duas instituições acabam de firmar parceria para desenvolver o canto lírico e trazer espetáculos internacionais para Santa Catarina até 2004. O primeiro resultado da sociedade é a montagem de "Madama Butterfly", que terá solistas do cast da Euopera e vencedores do concurso realizado em Florianópolis em 2001. A cenografia estará a cargo do italiano Fernando Duranti, e os figurinos virão da Cia. D'Arte di Roma.

Contra
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) deve tornar público nos próximos dias o que já se sabe nos bastidores, ou seja, que um parecer seu é contrário ao repasse de cerca de 300 obras de arte do espólio do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) aos museus de Arte de Joinville (MAJ) e de Blumenau (MAB), que as solicitaram. O problema alegado é que eles não têm condições adequadas para conservar as obras. O MAB só existe no papel, ainda, enquanto o MAJ vive situação chocante. Na parte térrea funciona um restaurante árabe, onde se assam carneiros. Na recente exposição de Jane Brüggemann, o cheiro do assado invadiu o ambiente, e a fumaça tomou conta da sala principal. Como a artista fez uma instalação com tudo em branco, a fumaceira ficou toda retida. Muitos dos visitantes pensaram que se tratava de gelo seco, um componente da instalação.

FREE LANCER

ABUSO - Não se sabe como alguns donos de veículos conseguem, impunemente, realizar suas aberrantes fantasias, dando-se ao luxo de até desfilar pelas ruas e exibi-las, fazendo graça e deboche. Uma delas é substituir a buzina normal por uma que emite som igual ao de ambulância. Essa gente merece ir para a cadeia e ter o veículo apreendido por banalizar um som que normalmente se associa a socorro para salvar vidas em perigo.

NOTÍCIA VELHA - Até ontem ao meio-dia a última notícia do governo do Estado inserida no seu site na Internet era do dia 6, terça-feira da semana passada. Até parece que o governo parou no tempo e no espaço.

RECONHECIMENTO - A Academia Catarinense de Letras (ACL) reconheceu em toda sua plenitude a imortalidade de seu acadêmico Paulo Fernando Lago, falecido recentemente, na sessão da saudade realizada quinta-feira. Foram à tribuna lembrá-lo Sylvia Amélia, Leatrice Moellmann, Walter Piazza, Sylvio Coelho dos Santos, Lauro Junkes, Jali Meirinho, Theobaldo Jumundá e a viúva, Mara Lago. A ACL faz dia 29 outra sessão para lembrar o acadêmico Licurgo Costa.

UM LUGAR - Agora que está totalmente consolidado, vale a pena uma visita ao Parque Unipraias, em Balneário Camboriú. O que impressiona qualquer um no complexo turístico não é só a beleza que se descortina a partir do teleférico, mas os extremos cuidados na segurança dos equipamentos, conservação e preservação da mata atlântica e na qualidade dos serviços. Tudo muito profissional e comparável a muitos que se encontram no primeiro mundo.

PETRÓLEO - O passado está levando habitantes de São Francisco do Sul a esperar que o Paraná diga que é sua a megabacia de petróleo
descoberta no Espírito Santo pela Petrobras na semana passada.

ESPECIAL - A 9ª Semana da Pessoa Portadora de Deficiência terá uma abertura muito peculiar. Dia 22, no palco central do Beiramar Fashion, será realizado um desfile de moda com foco na diversidade. Modelos profissionais, representantes da terceira idade, baixinhos, gordinhos e alunos da rede pública de ensino (deficientes ou não) vão dividir a passarela e mostrar muito mais do que a moda da Tow-In Extreme Sports: vão dar uma lição de que a beleza não depende de padrões impostos, mas de uma sensibilidade subjetiva determinada pela retina do coração.

Manchetes AN
Das últimas edições de Raul Sartori
12/08 - Quem é?
11/08 - Polêmicas
10/08 - Paz
09/08 - Quem é?
08/08 - Desvio de função
07/08 - ICMS Ecológico
06/08 - Mais castigo

 
Copyright © 2000 A Notícia - Fone: 055-0xx47 431 9000 - Fax: 055-0xx47 431 9100 - Rua Caçador, 112 - CEP 89203-610 - C. Postal: 2 - 89201-972 - Joinville - SC - BRASIL - EXPEDIENTE
 
Por: Torque Comunicação e Internet