Joinville         -          Quarta-feira, 30 de Outubro de 2002         -          Santa Catarina - Brasil
 
 

ANotícia  

P  
O  
L  
Í  
C  
I  
A  










Mulher morta
a golpes de facão

Após matar companheira e agredir com foice casal vizinho, mineiro tentou suícidio em açude no Sul

Jose Adilio Silveira
Especial para A Notícia

Siderópolis - Quatro dias após o confronto da Polícia Militar com freqüentadores de um bailão, quando uma pessoa morreu e duas viaturas da PM foram depredadas, outra tragédia abalou a população do município de Siderópolis, no Sul do Estado. Ontem, às 6 horas, o mineiro Severino Timóteo, 39 anos, assassinou a sua mulher Vilma de Bona Timótio, 49, com 26 golpes de facão. Ele ainda tentou matar com uma foice o casal Luiz de Bona e Zuleide Silveira de Bona, que foram atingidos na cabeça e estão internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São José, de Criciúma, em estado grave. O crime ocorreu na pacata localidade de Santa Luzia, próximo à igreja.
Na manhã de ontem, Timóteo, que de acordo com informações tem problemas mentais, levantou e sem nenhum motivo aparente foi até depósito, nos fundos da residência, pegou um facão e matou a mulher que ainda estava dormindo. Em seguida ele pegou uma foice e foi até a casa de seus vizinhos, que são parentes da mulher, e pediu para a sobrinha chamar os pais. Quando Luiz de Bona chegou próximo da porta recebeu três golpes de foice na cabeça. Sua mulher Zuleide veio em socorro e também foi ferida, ficando com um corte profundo no pescoço.
Depois de assassinar a mulher e tentar matar o casal, ele foi até um açude e tentou se matar, mas o nível da água era baixo. Um outro vizinho o imobilizou e chamou a Polícia Militar que o prendeu em flagrante. Conduzido à delegacia da Mulher, da Criança e do Adolescente, Timóteo foi ouvido pelo delegado João Melo, que o indiciou por homicídio doloso e dupla tentativa de homicídio. Ele foi encaminhado ao presídio Santa Augusta. Os familiares e amigos das vítimas ainda estão chocados com a tragédia.
Severino Timóteo falou que não havia brigado com a mulher e nem tinha nenhuma bronca com o casal vizinho. Ele, meio transtornado, afirmou que amanheceu com uma coisa ruim e pegou o facão e a foice e que o crime foi uma conseqüencia, pois acredita que estava possuído.


Três baleados em
briga por causa de
um pneu velho

Três Barras - Uma briga motivada pela venda de um pneu velho resultou em três pessoas baleadas na tarde de ontem, em Três Barras, no Planalto Norte. Às 16 horas, no bairro São Cristóvão, os irmãos João Carlos e Gilson Felício de Campos, ambos com 21 anos, foram até a casa de Joaquim Morais, 53, o "Quinco", para cobrar a dívida proveniente da venda do pneu. Como "Quinco" disse que não tinha o dinheiro, iniciou-se uma discussão que logo se transformou em briga. "Quinco" teria levado uma paulada na cabeça e, mesmo ferido, conseguiu sacar um revólver calibre 22 e desferiu vários tiros contra a dupla. Um tiro acertou o braço de Gilson e outro o tórax de João Carlos. Segundo informações de testemunhas, os dois irmãos ainda teriam conseguido retirar a arma de "Quinco" e disparado um tiro contra ele. Os três foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital Santa Cruz, na vizinha cidade de Canoinhas, onde estão internados. O responsável pela delegacia de Três Barras, comissário Luis Rosa Perez disse que ainda não tem informações detalhadas sobre o ocorrido, já que os três envolvidos foram hospitalizados.


Advogado acusa
polícia em investigação

São Miguel do Oeste - O advogado Odilo Lermen, que defende o jovem Maycon Mallmann, 19 anos, autor do atropelamento que matou o policial Levi Antonio Busnello, na quarta-feira da semana passada, acusou policiais de terem "plantado" maconha no automóvel Tempra, envolvido no caso. Segundo Lermen, foi feita uma vistoria completa no veículo, logo depois da apreensão, e nenhum tipo de droga foi encontrado. "Somente mais tarde apareceu um montante de 12 trouxinhas de maconha no carro", lembra.
O advogado nega também que seu cliente tenha atropelado intencionalmente. Segundo ele, conversou com Maycon e este deixou bem claro que foi um acidente e em nenhum momento pretendeu atropelar o policial.
A acusação de Odilo Lermen foi rebatida pelo comandante do Grupo de Resposta Tática (GRT) da Polícia Militar, tenente Marcelo de Wallau. Ele conta que logo depois da colisão do Tempra contra um poste, após o atropelamento do PM morto, foi feita uma vistoria no carro, sendo encontrada roupas femininas no porta-malas, munição e carregadores para pistola. Já na delegacia, numa nova vistoria foram achadas as trouxinhas de maconha, embaixo do tapete.


Exame mostrará
se irmãs foram
estupradas

São Francisco do Sul - Um exame médico que será feito hoje em duas irmãs menores de São Francisco do Sul, no Litoral Norte, poderá confirmar um estupro praticado pelo pai, J.J.C. Conforme o delegado Ivan Brandt, titular da delegacia de Polícia Civil da cidade, a denúncia foi feita ontem pela mãe das garotas, que soube do ocorrido e prestou queixa na tarde desta terça-feira.
Conforme Brandt, a mãe das meninas de 11 e 15 anos, que não tiveram seus nomes divulgados, disse que o abuso "acontece há muito tempo". Mas apenas ontem, ela ficou sabendo. Somente um exame nas vítimas será possível ratificar as denúncias.
O delegado de São Francisco do Sul diz que se confirmada a violência sexual, o pai será indiciado por estupro e atentado violento ao pudor. "Mas só confirmaremos nesta quarta-feira", completa. As irmãs moram no bairro de Tapera, junto com o acusado e a mãe.


Corpo achado
pode ser de empresário

Joinville - A polícia de São Francisco do Sul, no Litoral Norte, tem pistas de que o corpo encontrado enterrado na praia Grande, há cinco dias, pode ser do empresário Francisco dos Santos, 48 anos, de Rio do Sul. A confirmação, no entanto, depende de novas análises de impressões digitais que deverão ser realizadas hoje. Segundo o delegado Ivan Brandt, Santos manteve durante anos um negócio de artefatos de concreto em São Francisco.
Ele teria deixado dívidas no município, o que leva a polícia a crer que esse seja o principal motivo do suposto assassinato. Parte do corpo, que foi sepultado no cemitério do Cubatão, em Joinville, estava carbonizado e apresentava ferimentos provocados por cinco ou seis facadas. Documentos de um ex-funcionário dele também foram localizados na região. O empresário estaria desaparecido desde quarta-feira da semana passada.


Empresária é
vítima de assaltantes

Itapiranga - Dois adolescentes, um de 14 e outro de 17 anos, assaltaram, na noite de segunda-feira, a residência da empresária Bernardete Bartucheski, 42 anos, proprietária da indústria Markati, em Itapiranga, no Extremo-oeste do Estado. Os assaltantes estavam armados com um revólver calibre 38, usado pelo garoto de 14 anos, uma faca e um cassetete. A empresária foi rendida assim que entrou na casa. Os menores já haviam dominado a empregada, que estava amarrada com fita adesiva. Mais tarde, uma filha da empresária também foi dominada quando chegou em casa.
Os assaltantes levaram da residência, no centro da cidade, um minigravador, uma máquina fotográfica e pouco mais de R$ 200,00. Eles fugiram quando mais duas crianças chegavam na residência. A vítima acionou então a Polícia Militar. Numa ação conjunta entre policiais civis e militares, os menores foram apreendidos em seguida, no centro da cidade, ainda com os objetos roubados.
O assaltante de 17 anos foi ouvido pelo promotor de justiça Álvaro Mello. Ele assumiu também a autoria de uma tentativa de assalto à casa de uma idosa na semana passada, também no centro da cidade, e confirmou a propriedade da arma. O outro garoto ainda não tinha passagens pela polícia. Ontem, o juiz da Comarca de Itapiranga, Paulo Marcos de Farias, determinou a transferência dos dois para o centro de Recuperação de Menores em São José do Cedro.


Descoberto outro desvio
de carga de caminhão

Tubarão/Içara - Nos últimos cinco dias foram registradas duas ocorrências de desvio e roubo de carga no Sul do Estado. Na última delas, o motorista foi flagrado vendendo xileno (produto químico utilizado para misturar em tintas e solventes) no km 321 da BR-101, em Laguna.
Ontem, às 2 horas, o motorista Márcio de Borba Matos, condutor do caminhão tanque ADP-5745 (Santa Rosa do Sul), estava vendendo xileno para Jorge Guilherme Souza de Jesus, 22 anos, Natalício Florenço e Edmar Bittencourt. Quando os patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal de Tubarão chegaram ao local, já haviam sido retirados do caminhão 15 galões do produto. Jorge e Natalício estavam no Fusca LYN-1585 (Capivari de Baixo), e Edmar aguardava na caminhonete S10 MBC-7646 (Tubarão). O motorista da caminhonete fugiu do local assim que viu os policiais.
Os três foram conduzidos para a 1ª DP de Laguna, onde o delegado Jair José Tartari, abriu inquérito policial para apurar os fatos. Tartari indiciou o caminhoneiro por furto e os outros três acusados por receptação.
Em Içara, o delegado Carlos Emílio da Silva, que passou a investigar o roubo de uma carga de polietileno roubada na madrugada de domingo, enviou ontem relatórios dos depoimentos do motorista Edson Eugênio, 36, para a delegacia de Jaguaruna e a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). O motorista ficou como refém dos assaltantes por mais de 16 horas e o caminhão foi deixado no Posto Ouro Negro, na localidade de Vila Nova, em Içara.
Segundo o depoimento de Eugênio, no sábado, quando parou a carreta Scania, BSG-7835 (Juquiá/SP), foi abordado por dois homens armados. Depois de andar cerca de dois quilômetros, os ladrões tiraram o motorista do caminhão e o colocaram em um Gol. Ele conta que os ladrões o soltaram somente às 15 horas de domingo, no meio do mato, na localidade de Poço 8, em Içara.

Manchetes AN
Das últimas edições de Polícia
29/10 - Servidor detido ao fazer extorsão
28/10 - Vítima reage e mata assaltante
27/10 - Traumas que podem gerar matadores
26/10 - Polícia Federal apreende 145 kg de droga na BR-282
25/10 - Baleado ao tentar dar golpe do chute
24/10 - Motorista em fuga mata policial
23/10 - Tripla colisão fere cinco no Oeste

Leia também

Acidentes matam quatro pessoas

Garoto e aposentado morrem atropelados nas estradas

Jaraguá do Sul/Itajaí/Iporã do Oeste - Um ciclista morreu e um caminhoneiro sofreu ferimentos generalizados em dois acidente graves, ontem de manhã, na região de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. O policial militar aposentado Ovídio Nunes, 70 anos, foi surpreendido por um ônibus da Viação Canarinho, que fazia linha centro-bairro, às 8 horas. Ele tentava cruzar a BR-280 de bicicleta, próximo ao trevo do Posto Marcolla, no bairro Água Verde. Nunes teve traumatismo craniano e morreu no local.
No outro acidente, o caminhoneiro Laércio Pacheco Metka, 39, despencou de uma altura de cerca de 40 metros no km 82 da BR-280, em Corupá, às 7h30. Suspeita-se que o caminhão BWO-6601 (Canoinhas), carregado de madeira de lei para exportação, tenha apresentado algum defeito mecânico. Metka foi encaminhado ao Hospital Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, e depois foi levado às pressas para o pronto-socorro do Hospital São José, em Jaraguá do Sul.
Acidente com um caminhão da Transportadora Itaex, na SC-486 (rodovia Antônio Heil), em Itajaí, no Litoral Norte, deixou uma pessoa morta e outra ferida, na tarde de ontem. Segundo testemunhas, o motorista do caminhão LZP-7023 (Itajaí), Américo Manoel da Cunha, 32, trafegava em direção a Brusque. Após fazer uma ultrapassagem e retornar para a pista, Cunha se perdeu e colidiu contra um caminhão da Prefeitura de Itajaí, que estava estacionado no acostamento, em sentido oposto. O ajudante Idelfonso Demarch, 43, morreu no local. Chovia muito no momento do acidente.
O aposentado João Batista Rombo Filho, 40, morreu atropelado no km 144 da BR-101, em Itapema, no Litoral Norte. O acidente ocorreu às 21h30 de segunda-feira. A vítima, que foi colhida por um caminhão sem identificação, teve morte instantânea. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), do posto de Itapema, o homem sofria de distúrbios mentais e costumava perambular pela região.
O garoto Emir Heck, 15, perdeu a vida ao ser atingido por um carrol, às 8h20 de ontem, quando transitava de bicicleta no km 34 da SC-386, em Iporã do Oeste, no Extremo-oeste do Estado. Ele foi atingido pelo Gol LXO-9563 (Iporã do Oeste), conduzido por Lauro José Winter, 44. Segundo o motorista, o ciclista trafegava no acostamento, na mesma mão do Gol, quando repentinamente tentou atravessar para o outro lado da pista, não dando tempo de desviar. Com o impacto, a vítima foi arremessada a vários metros e sofreu afundamento do tórax, traumatismo craniano e fraturas por todo o corpo.
Em Descanso, também no Extremo-oeste do Estado, o choque traseiro entre dois caminhões resultou em lesões graves no caroneiro Evandro Kommers, 17. O acidente foi no km 632 da BR-282 e envolveu os caminhões ASA-4289 (Planalto/PR), conduzido por Vilson Rambo, 33, e IDP-7936 (Não-me-Toque/RS), dirigido por Orlei Beffari, 23.


Droga
A Polícia Federal apreendeu, na manhã de segunda-feira, no bairro Floresta, em Joinville, 19,68 quilos de maconha. A droga estava em uma sacola preta carregada por Antonio Bachmann, o "Teco", 42 anos, que foi preso em flagrante. "Teco" estava sendo investigado há cerca de três meses pelos agentes federais. A prisão em flagrante ocorreu quando o acusado saía com o carro Ford Focus MBU-7175 (Joinville), levando a droga.

Prisões
A PM prendeu em flagrante, ontem, em Blumenau, três pessoas acusadas de assalto. Segundo a polícia, A.Z., 17 anos, havia arrombado dois automóveis e levado um aparelho de CD. Detido pela polícia, ele confessou que vinha atendendo pedido de Hilário Oechsler Júnior, 29, que foi preso em sua casa. No bairro Ribeirão Fresco a PM prendeu Diogo Jenisch da Silva, acusado de furtar uma residência.


 
Copyright © 2000 A Notícia - Fone: 055-0xx47 431 9000 - Fax: 055-0xx47 431 9100 - Rua Caçador, 112 - CEP 89203-610 - C. Postal: 2 - 89201-972 - Joinville - SC - BRASIL - EXPEDIENTE
 
Por: Torque Comunicação e Internet