Joinville         -         Terça-feira, 7 de Outubro de 2003        -          Santa Catarina - Brasil
 
 

ANotícia  

P  
O  
L  
Í  
C  
I  
A  










Jovem enciumado
mata namorada de 15 anos

Adolescente foi morta na sala de sua casa depois que anunciou o fim do romance com agricultor

Turvo - Um crime passional e premeditado chocou os moradores do município de Turvo, no Extremo-sul do Estado. No final da tarde de domingo o ciúme doentio levou um agricultor de 20 anos a matar com golpes de faca a namorada de 15 anos. O crime ocorreu enquanto os dois conversavam no sofá da casa da vitima. Depois de matar a namorada, o acusado foi para frente da casa e ficou esperando a polícia chegar. O agricultor foi detido em flagrante e encaminhado para o presídio regional de Araranguá.
No final da tarde de domingo o agricultor V.G.T., 20 anos, saiu de casa, na localidade de Vila Serrana, e seguiu a pé até a residência da sua namorada J.S.B, 15 anos. Desconfiado que ela o estaria traindo, V. chegou na casa da vitima exigindo explicações. Os dois sentaram para conversar e irritada com a situação a jovem decidiu terminar o romance. Indignado com a situação, ele sacou uma faca com 15 centímetros de lâmina que havia escondido na cintura e passou a golpear o peito da jovem oito vezes.
O irmão da garota, que brincava no lado de fora da casa, ouviu o desespero da irmã, que aos gritos implorava para não ser morta. Apavorado, o menino foi pedir ajuda aos vizinhos. Ao chegarem dentro da residência eles já encontraram a garota no meio de uma poça de sangue. Mesmo com a presença dos vizinhos o agricultor manteve a calma. Ele se afastou do corpo e permitiu que a garota fosse retirada. A adolescente foi colocada em um carro e levada às pressas para o Hospital São Sebastião, em Turvo. Apesar do socorro rápido, a jovem não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada no pronto-socorro.
A polícia foi acionada em seguida e ao chegar ao local do crime encontrou V. sentado em frente à casa. Na delegacia ele confirmou ao delegado Rodrigo Schineder que estava desconfiado da fidelidade da namorada e por isso não resistiu ao pedido de separação e resolveu praticar o crime. Ele foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e encaminhado ao presídio Regional de Araranguá, onde ficará à disposição da Justiça.


Duas mortes em Paraíso

Paraíso - Bebedeira e discussões sobre rinha de galo acabaram no assassinato de dois homens na noite de domingo, na localidade de Linha Barra Grande, no interior de Paraíso, no Extremo-oeste do Estado. O argentino Adão Sosa, 26 anos, e Nelson dos Santos, 29, ambos diaristas, foram mortos a tiros e facadas. Os acusados são os irmãos Gilson Renato e Edgar Dreyer, de 21 e 19 anos respectivamente. Ambos estão foragidos e a polícia não descarta a possibilidade do envolvimento de uma terceira pessoa ainda não identificada. Policiais militares e civis estão na caça dos suspeitos em matas na fronteira entre o Brasil e Argentina, distante um quilômetro do local do crime.
Os dois corpos foram encontrados na residência de Wilmar Chinzelski, onde também estava vivendo a família de Gilson e Edgar, formada por quatro adultos e duas crianças. Segundo testemunhas, vítimas e acusados beberam durante a tarde e à noite acabaram indo para a casa de Wilmar, onde teriam discutido. Os corpos foram encontrados no pátio, já sem vida, pelo pai de Wilmar, Simão Chinzelski. A polícia ainda não sabe os motivos do crime.
Em agosto, a família dos irmãos Dreyer invadiu uma escola abandonada no interior de Tunápolis, alegando não ter casa para morar em Paraíso. A Justiça determinou que a Prefeitura providenciasse uma casa para a família. Na semana passada, entretanto, eles retornaram para Paraíso e foram abrigados por Wilmar Chinzelski.


Assassinato
no Sul é mistério

Imbituba - A equipe da delegacia de polícia de Imbituba, no Sul do Estado, ainda não tem pistas do assassino do jovem Fernando, conhecido com "Panela", 23 anos. A delegada Ana Paula Motta não revelou o sobrenome da vítima. Até às 18 horas de ontem, a família ainda não havia registrado boletim de ocorrência na delegacia.
Fernando foi encontrado morto por volta das 15 horas de sábado, na praia do Rosa, em Imbituba. A Polícia Militar foi avisada por populares, que acharam o corpo em um estacionamento no alto do morro.
Fernando foi atingido por um tiro na cabeça e outros no tórax. Por determinação da Polícia Civil de Imbituba, o Insituto Médico Legal (IML) foi proibido de divulgar o total de projéteis que se alojaram no tórax da vítima. A justificativa é para não prejudicar as investigações. "Panela" é natural da localidade de Arroio, em Imbiutba e estava sem documentos. Ele somente foi identificado na noite de sábado, quando familiares fizeram reconhecimento no IML. Por enquanto a polícia trabalha com a hipótese de queima de arquivo.
Esse é o segundo assassinato ocorrido na região em menos de uma semana. Quarta-feira à noite, o mototaxista José Aldo Rosa Medeiros, 42 anos, foi encontrado morto na localidade de Madre, em Tubarão. Ele foi alvejado por um tiro na boca, um no tórax e outro no pescoço. O delegado responsável pelo caso, Cezar Reynaud, responsável pelo caso, ainda não tem pistas do assassino.


Agricultor se
apresenta e confessa crime

Monte Carlo - O agricultor João Maria Luiz Cordeiro, 20 anos, se apresentou ontem à tarde à delegacia de polícia de Monte Carlo, no Meio-oeste do Estado, e confessou a autoria do assassinato do também agricultor Valmir Laner, 18 anos. A vítima foi morta com 24 golpes de foice e pauladas. O crime aconteceu às 22h40 de sábado, na comunidade de Butiazinho, há cerca de 18 quilômetros do centro da cidade.
Segundo o sargento Wanderlei Kemp, da Polícia Militar de Monte Carlo, no depoimento o agricultor disse que já tinha uma rixa antiga com a vítima que costumava provocá-lo constantemente. Cordeiro vai responder ao processo em liberdade. As armas usadas no crime foram duas foices e os próprios cabos da ferramenta agrícola.
O homicídio foi cometido próximo ao local onde a vítima morava, em uma fazenda a cerca de 300 metros de uma área ocupada por agricultores sem terra. Segundo Kemp, Laner já tinha passagens pela polícia por brigas e confusões e muitas inimizades.


Menino de dez anos
apreendido novamente

Itajaí - Apesar de o crescimento da participação de crianças e adolescentes no mundo do crime ser assustador, parece que se tornou banal. Quase todas as noites P., uma criança de 10 anos, é apreendida pela Polícia Militar, após cometer furtos, roubos, arrombamentos ou por estar drogado. O menino já se tornou famoso pelos atos cometidos e, apesar das denúncias, nenhuma medida foi tomada pela Vara da Família, Órfãos, Infância e Juventude de Itajaí, no Litoral Norte.
E a madrugada desta segunda-feira não foi diferente. Às 5h35, o menino foi encontrado pela Polícia Militar na rua Brusque, centro, transportando produtos de furto. Ele tinha um aparelho de CD, uma gaiola e uma bicicleta, que alegou ter furtado de um veículo. Segundo a vítima, o material apreendido em poder da criança foi apenas uma parte do que foi furtado de sua residência, no bairro São Judas. Conforme o boletim registrado na 1ª DP, da residência foram furtadas quatro gaiolas, duas bicicletas e um estojo com 20 CD´s.
A rotina de P. não tem nada a ver com o que uma criança de 10 anos normalmente faz. Viciado há três anos, ele não vai à escola, não tem amizade da sua idade e raramente assiste televisão. Passa a maior parte do tempo na companhia de traficantes e viciados, que como ele, também furtam.
A delegada Jurema Zacharias Corrêa, da Delegacia de Proteção à Mulher, Criança e Adolescente se mostra aturdida com a crescente influência do tráfico sobre crianças e adolescentes. Ela já instaurou inquérito policial contra os pais de P., para apurar maus tratos, abandono material e intelectual. Um dossiê elaborado pelo Conselho Tutelar foi entregue ao promotor Rogê Macedo Neves que ingressou com uma medida de proteção. Já a juíza Margareth Moser alegou não ter ciência do caso enquanto que a mãe do menino diz que "tem que haver uma cadeia para esta idade". Apesar do esforço do Conselho Tutelar, o órgão esbarra na burocracia e, principalmente, na falta de clínica apropriada para crianças e adolescentes usuárias de drogas.

Manchetes AN
Das últimas edições de Polícia
06/10 - Fim de semana com 5 mortes nas estradas
05/10 - Mais aulas para frear violência
04/10 - Polícia recupera carga roubada
03/10 - Morte de mototaxista em Tubarão é um mistério
02/10 - Onda de assaltos preocupa comércio
01/10 - Vítima reconhece líder de quadrilha
30/09 - Vigilantes trocam tiros com ladrões no Unibanco

Leia também

Mulher morta em
capotagem achada submersa

Joinville - O corpo da desempregada Maria Aparecida Correa, 22 anos, que estava submerso em uma plantação de arroz, foi encontrado por populares na manhã de ontem, no km 8,4 da SC-415, em Garuva, no Norte do Estado. Ela estava no Santana AGO-8665 (Guaratuba/PR), conduzido por Nilson Nogueira Schutz, 38 anos, que capotou no sábado. Cinco pessoas que estavam no veículo ficaram feridas e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Joinville. Um sétimo ocupante do carro saiu ileso.
O corpo de Maria Aparecida ficou submerso por quase 30 horas. "Ela não retornou pra casa e passamos o domingo procurando. Hoje soubemos do acidente e viemos procurar aqui", lamentava a tia da vítima, Marta de Souza, 36 anos.
Ainda na madrugada de domingo, o ciclista Paulo César da Costa, 29 anos, morreu em um acidente no cruzamento da avenida Beira-rio com Abdon Batista, próximo ao Mercado Municipal, em Joinville. Ele foi atropelado por um Marea. Costa foi socorrido pelos bombeiros, mas faleceu antes de chegar ao hospital.


Detido suspeito de assassinato

Lavradora teria sido morta a tiro pelo marido

Santa Helena - Angelo Arroio, 53 anos, acusado pelo assassinato da mulher, a agricultora Ivanilde Guerra, 56, morta com um tiro de revólver no abdômen, já está preso na cadeia pública de Descanso. O crime aconteceu no dia 1º de outubro, na localidade de Linha Cantina, interior de Santa Helena, no Extremo-oeste do Estado. Carraro foi detido após ter alta do hospital da vizinha cidade de Tunápolis. Ele havia sido internado no sábado por complicações renais. O acusado tinha prisão preventiva decretada. Ele assassinou a mulher e após entregou o revólver ao filho, dizendo que iria se apresentar 24 horas após para evitar o fragrante, mas não havia mais sido encontrado.


Atropelado 1

Acidente no km 163,8 da BR-116, em Mafra, no Planalto Norte, causou a morte do ciclista Sidnei Estêvão de Carvalho, 32 anos. Ele foi atropelado pelo caminhão Mercedes-Benz BTZ-2002 (Blumenau), conduzido por Jandir José Schultz. O motorista parou o caminhão para prestar socorro. Carvalho foi socorrido mas, devido à gravidade dos ferimentos, morreu antes de chegar ao hospital.

Acidente

Colisão entre um caminhão Scania e um Voyage, no km 35,3 da BR-116, em Itaiópolis, no Planalto Norte do Estado, deixou o motorista do Voyage, Ronaldo Kovalski, com lesões graves. Ele está hospitalizado e seu estado inspira cuidados. Vilson Vieira, que também estava no Voyage acidentado teve ferimentos leves. O motorista da carreta Scania, José Carlos Perozzo, 49 anos, saiu ileso.


 
Copyright © 2000 A Notícia - Fone: 055-0xx47 431 9000 - Fax: 055-0xx47 431 9100 - Rua Caçador, 112 - CEP 89203-610 - C. Postal: 2 - 89201-972 - Joinville - SC - BRASIL - EXPEDIENTE
 
Por: Torque Comunicação e Internet