Florianópolis         -          Sábado, 9 de Março de 2002         -          Santa Catarina - Brasil
 
A Paixão...
...de Cristo. Porque hoje é sábado, reapresento ao leitor mais uma entre as que julgo ser uma das melhores colunas publicadas aqui...FALA_MANÉ
Vôlei
Depois do empolgante clássico de quinta-feira à noite, Unisul e Intelbras/São José voltam à quadra hoje pela Superliga Masculina de Vôlei 2001/02.ÚLTIMA
 

Ponte
As obras de reforço das estruturas da ponte da Lagoa da Conceição estão provocando engarrafamentos no trânsito, com a interdição de uma das pistas. O fluxo do trânsito está sendo ordenado por dois policiais militares, um em cada lado da ponte. Os trabalhos, de responsabilidade da Secretaria Municipal dos Transportes e Obras, vão custar R$ 147,7 mil. A empreiteira responsável tem prazo de 60 dias para concluir a obra.
Foto: Osvaldo Nocetti

Lei que restringe novas obras na Lagoa é sancionada
Medida é considerada o ponto de partida para a elaboração de plano diretor para a área

Fabrício Rodrigues
Especial para o AN capital

A sanção da prefeita Angela Amin ao projeto que limita construções na Lagoa da Conceição, proposto pelo vereador Alexandre Fontes (PPB), pode significar a elaboração de um novo plano diretor para a região. O projeto, aprovado sem vetos pela Câmara na semana passada, é considerado o ponto de partida para a reestruturação do local, afirma o presidente do Comitê de Gerenciamento da Lagoa, Alécio Passos. "Agora podemos começar a elaborar o plano diretor junto com a comunidade e entidades como o Instituto de Planejamento Urbano de Floranópolis (Ipuf) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)", comenta Passos.
No novo plano devem ser tratadas questões como urbanização, zoneamento e transporte público, mas para o secretário-executivo do Comitê, Jeffrey Hoff, a questão mais emergencial no momento é o saneamento básico. "Não podemos continuar suportando o mau cheiro da Lagoa em alguns trechos por causa deste problema", alerta Hoff. Ele salienta que, até o novo plano diretor estar concluído, não será permitida a construção de novos prédios na Lagoa.
O projeto diz respeito a toda a bacia da Lagoa da Conceição, incluindo o Rio Vermelho e a Costa da Lagoa, entre outras localidades. Nesta área, estima-se que vivem cerca de 30 mil pessoas, "o que já supera, e em muito, a capacidade que a infra-estrutura local oferece", opina Hoff, que se mostra consciente do volume de trabalho que a Comissão tem pela frente. "Em termos de trabalho estamos ainda no zero, mas a idéia é diagnosticar os problemas primeiro para tratá-los depois", define.
Solucionar os principais problemas da Lagoa da Conceição pode provocar, a longo prazo, o aumento no valor dos terrenos. Essa é uma das principais preocupações do Comitê, diz Hoff. "A bacia tem uma variedade de usos de solo, tanto para turismo quanto para áreas residenciais. Só não podemos deixar um interfira no outro", comenta.
A elaboração do plano diretor com a participação do Ipuf e de professores de Planejamento e Biologia da UFSC também merece atenção popular, alerta Alécio Passos. "Devemos fazer isso com cuidado para depois não termos problemas semelhantes aos do Campeche", exemplifica, ao lembrar que aquela comunidade até hoje discute com o Ipuf o plano diretor da região.


HOMENAGEM
Policlínica de Referência Regional realizou ontem comemorações ao Dia da Mulher
Foto: Guilherme Ternes

Serviço recebe
poucos pacientes

Tratamento de doenças crônicas existe desde novembro

O serviço de referência para pacientes de doenças crônico-degenerativas na Grande Florianópolis atende menos pacientes do que poderia. A Policlínica de Referência Regional, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde, implantou o serviço em novembro do ano passado para atender pessoas que procuram atendimento dos postos de saúde. De acordo com a assessora de enfermagem e serviços de referência da Policlínica, Ângela Maria Nunes Cenci, os postos de saúde não estão encaminhando pacientes.
Quando o programa foi implantado, no fim de 2001, a secretaria realizou um treinamento com os profissionais de postos de saúde dos 22 municípios da Grande Florianópolis. "O número de pacientes que nos chega é muito pequeno, com exceção dos casos de osteoporose (doença degenerativa que atinge os ossos, principalmente em mulheres)", afirma Ângela. "Pretendemos visitar os postos de saúde para verificar porque isto está acontecendo", antecipa.
A Policlínica dispõe de uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e médicos de várias especialidades, para o serviço de referência. O paciente que apresenta uma doença crônico-degenerativa, como diabetes e osteoporose, deve procurar o posto de saúde mais próximo, onde vai ser atendido pelo clínico-geral. Se o médico constatar complicações decorrentes da doença (perda de visão, por exemplo), o próprio posto marca uma consulta com um dos enfermeiros da Policlínica. A partir da avaliação do enfermeiro, o paciente é encaminhado a um especialista.
A Policlínica realizou ontem uma séria de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. "Nossa intenção foi de não ressaltar o aspecto negativo das doenças, mas falar do papel da mulher na sociedade", explica a enfermeira Ângela. A programação incluiu atividades durante todo o dia, dirigidas aos pacientes e funcionários da Policlínica. As atividades incluíram apresentações de coral e dança do ventre, palestra sobre "História da Mulher", desfile de época, dança flamenca e dinâmica de grupo.
As mulheres que procuram a Policlínica de Referência Regional também dispõem de serviços médicos específicos, como planejamento familiar e exame preventivo de câncer do colo uterino. Todos os procedimentos são feitos gratuitamente, com cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Missa abre hoje a festa do
Senhor Jesus dos Passos

A programação da 237ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos, que acontece no dia 17 deste mês, começa amanhã, com a investitura de 12 novos irmãos, durante missa celebrada pelo padre Pedro José Koehler, capelão do Hospital de Caridade e do SOS Cardio e coordenador da Pastoral do Turismo, do Lazer e dos Peregrinos da Arquidiocese de Florianópolis. A missa, que acontece às 9 horas na Capela do Menino Deus, vai contar com a participação do coral Alegria da Terceira Idade, organizado pelo maestro Mário Martins.
Com esses 12 novos irmãos a Irmandade do Senhor dos Passos, criada em 1765, passa a contar com 1.043 componentes. A programação se estende por toda a semana (ver quadro). Hoje, às 7h30, acontece a missa e procissão do carregador, celebrada pelo padre Gervásio Fuck, pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima (Estreito).
Àss 17h30 de hoje o padre Pedro Koehler reza uma missa em honra do Senhor Jesus dos Passos, acompanhado pelo coral Nossa Senhora da Boa Viagem, regido pelo maestro Antônio Martendal. A transladação da imagem do Senhor dos Passos para a Catedral Metropolitana acontece às 20 horas.
O auge da programação acontece no dia 17, domingo, com missa da Irmandade às 9h30 na Catedral Metropolitana, rezada por dom Vito Schlickmann, com a participação do coral Santa Cecília, sob a batuta do padre Ney Brasil Pereira. A procissão do encontro do Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores acontece às 16 horas, sendo pregador o próprio dom Vito, junto com Elza de Oliveira Torres (coral Santa Cecília), a Verônica.

Saiba mais
Programação da semana

Dia 13 (quarta)
- 19h - Missa e bênção do Santíssimo Sacramento. Celebrante: padre Iseldo Scherer, pároco da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem (Saco dos Limões).

Dia 14 (quinta)
- 9h - Missa e administração do sacramento da Unção dos Enfermos. Celebrante: padre Francisco de Assis Wloch, pároco e reitor da Catedral Metropolitana.
- 19h - Missa e bênção do Santíssimo Sacramento. Celebrante: padre João Cardoso, pároco da igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Balneário/Estreito.

Dia 15 (sexta)
- 19h - Missa e bênção do Santíssimo Sacramento. Celebrante: frei Daniel Heizen, pároco da Trindade.

Local: Capela do Menino Deus

Manchetes ANC
Das últimas edições de AN Capital
08/03 - Vias Expressa desafia a paciência de motoristas
07/03 - Trabalho combate mosquito nos morros
06/03 - Túneis terão trânsito liberado até o fim de junho
05/03 - Fatma vai reavaliar licenças ambientais
04/03 - Comunidade faz mutirão contra dengue
03/03 - Usuários criticam rede de saúde pública de Palhoça
02/03 - Justiça embarga obra em Ingleses

Leia também

Nesta edição

Futebol
O Avaí enfrenta hoje à noite, no Estádio da Ressacada, o Atlético Alto Vale, de Rio do Sul, pela quarta rodada do Campeonato Catarinense de Futebol, desfalcado de três titulares. A partida inicia às 20 horas e vale a liderança isolada do campeonato.
GERAL

Dengue
Agentes comunitários de saúde de Biguaçu recebem treinamento para campanha de prevenção à dengue.
GERAL

Política
Reforma política volta à discussão com as mudanças nas normas para coligações.
GERAL

 

Copyright © 2000 AN Capital - Fone/fax: 055-0xx48 224 7788 e 224 2638 - Rua Leoberto Leal, 4 - Centro - CEP 88.015-080 - Florianópolis - SC - BRASIL -
 
Por: Torque Comunicação e Internet